quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Angústia


Sei que hoje há muita gente angustiada e a maioria não consegue compreender essa aflição demasiada do corpo, da mente e do espírito. Mas qual será a origem da angústia? Já ouvi muita coisa a respeito, mas coisas ditas com pouca propriedade. Nada muito sério e nem convincente. Principalmente por parte do meio científico que faz sua análise baseada na ótica humana e não leva em consideração o espírito e nem as coisas que Deus nos fala sobre o mesmo.
A angústia nos sobrevém de várias formas. Sua origem envolve vários fatores ligados à vida e seus conflitos, tanto no campo espiritual como no físico. Conheço muita gente que vive angustiada por causa da prática do pecado. O grande apóstolo São Paulo, em sua epístola aos Romanos, nos diz: Tribulação e angústia sobre toda alma do homem que obra o mal. Tanto a gregos quanto a judeus. Isto é, a ignorantes espirituais e não ignorantes. Glória, porém, honra e paz, a qualquer que obra o bem, porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Portanto, o pecado produz angústia e grande tristeza. Quer sofrer? Viva no pecado. Não existe pecado sem consequências. Quantos pais hoje vivem angustiados porque seus filhos estão nas drogas? Quantos jovens já não suportam mais a angústia por causa do vício? São angústias sobre angústias. Repito: quer sofrer? Viva no pecado.
O grande Rei Davi em Crônicas 21:13, nos diz: Estou em grande angústia, mas caia eu nas mãos do Senhor porque são muitas as suas misericórdias, mas que não caia eu nas mãos dos homens. Leia todo o texto. Não há pecado sem consequência. A violência, a infidelidade conjugal, o roubo, a fome, a injustiça de todas as espécies, o desemprego, a perda de quem amamos, o abandono de filhos, produzem grande angústia. Enfim, ela nos sobrevém de várias formas. Até os que professam a fé em Cristo estão sujeitos a sofrer grande angústia.
A adversidade pode, a qualquer momento, nos sobrevir. Mateus 26:37 nos diz que Cristo se entristeceu e muito se angustiou. Porém, em Lucas 22:43 diz que o anjo do Senhor o confortava. Não pensem vocês que somos melhores do que o mestre. Em João, Cristo nos diz que no mundo teríamos aflições, isto é, angústias, mas que tivéssemos bom animo. Ele venceu o mundo e nós venceremos. E todo aquele que é Dele, Nele terá paz. Independentemente da adversidade. A paz não é uma utopia. É real.
Provérbios 11:8 nos diz: O justo é liberto da angústia. Quer prova disso? O Salmo 18:6 nos diz que o rei Davi na sua angústia invocou ao Senhor e clamou a Ele, e que Deus, do seu templo ouviu a sua voz. E o versículo 19 nos diz que o Senhor Deus Todo Poderoso trouxe-o para um lugar espaçoso e livrou-o porque tinha prazer nele.
Por falar em prazer, Paulo, em II Coríntios 12:10, nos diz que ele sentia prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, perseguições e angústias, por amor a Cristo. Dizia ele que, quando sofria resistência por parte dos homens em detrimento da causa do Evangelho, sentia-se forte. Há situações em que Deus trata conosco em meio às aflições da vida. Há momentos em que nos vemos impotentes diante das ameaças, mas é justamente aí que somos fortes. Sabem por quê? Porque Deus aperfeiçoa sua obra em nós pelo simples fato de não estarmos apoiados em quem quer que seja a não ser Nele.
Paulo, em I Coríntios, nos diz: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, angústia, perseguições, fome, nudez, perigo, espada? NADA nos separará do amor de Cristo. Nós, que professamos a fé em Cristo, somos reputados como ovelha para o matadouro, mas Paulo nos diz que em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Portanto se Cristo for o centro de nossas vidas, nada poderá nos abalar.
Foto: T. Rolf - sxc.hu

Nenhum comentário: