quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pastores infiéis - apascentadores de si mesmos

A falsa aparência sempre esteve presente em todos os setores da sociedade. Há muito o mundo só vive de falsa aparência. Volta e meia somos surpreendidos por escândalos de todo o tipo. De repente, fulano e fulana, cheios de moral, antes impecáveis, são achados envolvidos com a corrupção.

Quanto ao mundo secular, isso não me surpreende mais, e nem a sociedade se assusta com as ondas de escândalos. A grande verdade é que já nos acostumamos com isso. Falsa aparência não é novidade. A Bíblia está repleta de exemplos de gente dissimulada. Um dos maiores, sem dúvida alguma, foi Judas Iscariotes. Ananias e Safira, Anãs, Caifás, o jovem rico; Elimas, o mágico; e o irmão do filho pródigo também entram na lista. Já do Velho Testamento podemos citar Labão (sogro de Jacó), Balaão, Core, Data e Abirão. Todos esses personagens bíblicos, como tantos outros dissimulados, estavam no meio dos filhos de Deus. Hoje não é diferente. O que tem de dissimulado dentro da igreja não é brincadeira!

Como sei disso? Quando olho para a vida dos que muito pregam, mas nada comunicam. Logo cedo, com Cristo, aprendi a discernir o falso do verdadeiro. Quando se é criança na vida espiritual, nos deixamos levar com facilidade por dissimuladores bem informados. Refiro-me aos que pregam, aos que fazem parte da igreja, mas vivem de falsa aparência. Aos que são amigos dos prazeres nocivos e dos que dizem amém ao seu comportamento avarento.

Infelizmente, no meio da igreja há pastores e pastoras que não são transparentes, que fazem do ministério um grande cabide de emprego, e que não cuidam do rebanho. São apascentadores de si mesmos. Sei que muitos não gostam quando falo do comportamento pastoral. Dizem que só falo mal dos pastores – o que não é verdade. Quando falo sobre comportamento pastoral, falo baseado no que está na Bíblia. O pastorado não tem imunidade no que diz respeito ao pecado nem está acima de tudo, podendo fazer o que bem entender. Ninguém no Reino de Deus está acima da Bíblia. Ela não faz acepção de pessoas. Não importa o quanto sejamos importantes no ministério, socialmente ou financeiramente, a Bíblia enquadra todo mundo que sai “fora da casinha”. De Gênesis a Apocalipse, Deus nunca fez concessões ao pecado. Não é pelo fato de estarmos na dispensação da graça que Deus fecha os olhos ao nosso comportamento nocivo. Está escrito: Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 22:12).

Reverendo, talvez você não saiba, mas a Bíblia está repleta de exortações severas quanto a pastores dissimulados. No livro do profeta Ezequiel, no capítulo 34, versículo 2, há uma séria advertência, que diz: Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?

Vós arrancais o que podeis e vos vestis com o melhor da lã. (34:3)

A ovelha fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. (34:4)

Eis que estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas. (34:10)

A advertência é para os pastores infiéis que não cuidam do rebanho. O quadro que estamos presenciando em nossas igrejas, infelizmente, é idêntico. Se Deus advertiu os pastores daquela época, chamando-os de mercenários e amantes de si mesmos, muito mais hoje, Cristo, o Sumo Pastor, quer que seus pastores sejam fiéis em todo seu ministério. Em Jeremias 3:1-2 está escrito: Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. Deus é juiz. A mentira se esconde até a verdade aparecer.

O que está faltando no meio cristão é transparência, integridade, honestidade, vida com Deus. Está escrito, em I Pedro 3:11: Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus. Se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Cristo Jesus, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Aos pastores, está escrito, em I Pedro 5:2-3: Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de bom ânimo, nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho; e quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Fica aqui a minha exortação. Não se esqueça de que a mentira se esconde até a verdade aparecer. Por algum tempo você poderá enganar algumas pessoas; outras, talvez, por toda a vida, mas nem todas você poderá enganar sempre. Haverá alguém no decorrer da vida que o fará sentir-se envergonhado. Penso que é tempo de mudança. Mude suas atitudes, procure a verdade, que é Cristo, e aplique-a em sua vida. Seja feliz.