quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sogra, esse monstro maravilhoso!

Sempre em meus comentários tenho dito que sogra é sogra em qualquer parte do mundo. Milhões são odiadas, algumas amadas. Para alguns, um monstro, para outros, é maravilhosa. Confesso a vocês que os comentários que ouço a respeito das sogras não são os melhores. Dizem que elas são intransigentes, dominadoras, fofoqueiras, autoritárias. Bem, a lista é grande. Muitas são as queixas que se multiplicam dia-a-dia.
Mas já vi gente confessar um amor que não possui a respeito da sogra. Amor esse hipócrita, difícil de crer. Na frente da sogra é santa pra cá, santa pra lá, mas quando ela vira as costas, meu amigo, a expressão facial é de horror. Olha gente, os olhos expressam o que está no coração. Se há uma coisa que sogra percebe como ninguém é a falsidade. Seja ela boa ou má, toma cuidado. Ela pode até ser falsa com os outros, mas não admite falsidade com ela. Ai da nora que cai no seu carrinho. Se essa sogra não ama a Deus, a nora está perdida.
Por favor, não me interpretem mal. Não estou falando mal da sogra. Não confundam as coisas. Falo baseado na minha experiência de vida como pregador do evangelho. Bem, você que é um sério candidato ao casamento, felicidades. Espero que você seja feliz, não desanime. Já ouvi também bons comentários a respeito das sogras. Verdade é que foram poucos, mas convincentes. Deixaram-me muito feliz. Eu até casei. Sei que pareço irônico. Quem tem sogra, na sua maioria quer ver-se livre dela. Quem não tem, está a procura.
Há sogras e sogras. Boas e más. Existe há séculos um conflito de gerações entre nora e sogra. Há muita gente querendo saber a razão de tanto conflito. Por que as sogras interferem tanto na vida dos casais? E porque são tão odiadas?
Muitas são as razões, mas a principal está no coração e na desinformação. A falta de amor associada a ignorância tem gerado séculos de conflito. Quantos casais estão sofrendo hoje e com razão? Há casais que se casam totalmente despreparados para a vida, sem a devida maturidade financeira, psicológica, mental, física e espiritual. E vão morar com a sogrinha, repletos de sonhos dourados. No começo é só alegria, todo mundo coopera, mas o tempo vai passando e a realidade é bem outra. Logo começam os problemas, surge a invasão de privacidade por parte da sogra, afinal de contas, o casal está em sua casa. Regras são estabelecidas, o espaço torna-se restrito, isto é, limitado e aos poucos os sonhos dourados, desabam dando lugar a acusações, ao desânimo.
Bem, mas sogra é sogra em qualquer parte do mundo. Todas, sem exceção querem dar uma “ajudazinha” aos hóspedes diante do stress conjugal. Algumas sogras são inteligentes, bem instruídas, orientam com sabedoria. Há casais que assimilaram bem a instrução e prosseguem na vida. Infelizmente são poucas as sogras que obtêm êxito na orientação dos casais. A maioria, por serem imaturos, não aceitam a interferência da sogra, são irreverentes e logo partem para a agressão verbal. Dependendo da sogra, ela já manda a nora calar a boca e já diz pro filho: Bem que eu te avisei. Insinuando que ela não prestava.
Há casamentos que não duram uma semana. Explodem até mesmo antes de começar. Há um texto bíblico no livro de Gênesis, capítulo 2, versículo 24 que nos diz: Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne. O texto nos diz para deixar o pai e a mãe e morar com a sua mulher, e não na casa da sogra.
As sogras são maravilhosas. Sei que são poucas, mas logo cedo aprenderam que o amor é paciente, longânimo, tudo suporta, tudo sofre, sabe quando dizer sim e quando dizer não. Não trata com leviandade. Infelizmente nem toda sogra é inteligente. Algumas nunca cortam o cordão umbilical. São super protetoras, acham que a nora não tem nada a ver com o seu filho, que ela não cuida dele como convém.
A grande verdade é que há sogras que demonstram um zelo que é pura fachada, ciúmes. Seu maior medo é que a nora venha a substituí-la. Por isso há sogras que interferem com a nora sem motivos. Não querem perder a atenção do filho e fazem de tudo para denegrir a imagem da nora.
Bem, o que é impossível para os homens, é possível para Deus. Sogra inteligente é aquela que ama a Deus e sabe perfeitamente qual é o seu lugar. Sabe quando interferir com sabedoria e a ajuda de Deus. Há um detalhe importante também que não posso deixar de esclarecer: Nem todas as sogras são intransigentes. Às vezes, são mal compreendidas.
Não importa se sua sogra é um dragão ou uma santa. O que sei é que o amor de Cristo é poderoso para quebrar todas as raízes de amargura de ambos os lados. O amor constrói e o ódio destrói. Lembre-se: Deus ama você.

Um comentário:

Unknown disse...

Reginaldo Pacheco

gostei muito
Na verdade é como vc disse, elas não cortam o cordão umbilical, e tambem sentem pavor só em saber que terão que dividir o filho com outra mulher, aquele presente, a atenção, o tempo e etc... Uma coisa é certa tanto nora como sogra e esposo tem que ter o amor de Deus pois sem ele jamais se suportarão