terça-feira, 9 de agosto de 2011

O barulho da carruagem - o salário do reverendo


Imagem retirada daqui

Há um provérbio muito antigo que diz: “pelo barulho da carruagem, sei quem é o rei que está chegando”. Na antiguidade, muitas eram as carruagens que, por séculos, foram o meio de transporte de milhões de pessoas, principalmente na Europa. Mas algumas, pelo barulho, se destacavam, porque muitos eram os cavalos e seus cavalheiros, e davam a entender que um grande personagem estava chegando.

O tempo passou e as carruagens caíram no esquecimento. Surgiram outros meios de transporte, mas todos - sem exceção -, fazem lá o seu barulho. Está aí a classe política que não me deixa mentir. Com suas carreatas eleitoreiras e seus fogos de artifício, buzinam, fazendo um barulho ensurdecedor, e, pelo barulho que fazem, logo ficamos sabendo quem é o próximo Sarney.

Mas nem toda a carruagem moderna transporta nobres. Verdade é que alguns se fazem nobres. Pelo muito barulho chegam até a impressionar os desavisados. Durante muitos anos aprendi a conhecer as pessoas pelo barulho que fazem no meio cristão.  Há muita gente barulhenta. Principalmente o pessoal que ama a raiz de todos os males: o dinheiro. Estes, com certeza, ninguém aguenta mais em nossas igrejas. Porém, Cristo nos diz que pelos seus frutos os conheceremos. Vocês querem realmente saber o que está no coração dos que professam amar a Deus? Quer saber se são verdadeiros? Basta ouvir o que pregam e o que almejam. Mas não saia por aí perguntando aos que pregam qual o seu maior objetivo na vida cristã. Óbvio que dirão que é alcançar almas para a glória de Deus.

Todos dizem que estão empenhados em cumprir a grande missão, mas, com o passar do tempo, “aparece o senador” e as unhas de muitos começam a aparecer. As atitudes, que eram altruístas, mas hipócritas, tornam-se notórias. O sermão do monte diz: “Onde estiver teu coração, lá está o teu tesouro”.

Pelo barulho do coração eu sei quem é o rei e quem está chegando. Refiro-me ao barulho financeiro. Barulho que a maioria dos pastores faz bem longe da contabilidade, que deveria ser apresentada à igreja e não é. Até porque, se a igreja tomasse conhecimento do salário de muitos reverendos, ficaria escandalizada.
Infelizmente, a maioria dos evangélicos nada sabe sobre salário pastoral. Se vocês soubessem as distorções e injustiças que acontecem no meio cristão, por pastores presidentes... Alguns anos atrás havia um quadro humorístico vivido por Paulo Gracindo e Brandão Filho. Era o primo pobre e o primo rico. Esse quadro não era muito diferente do meio eclesiástico.  Há pastores pobres e ricos. Os que levam vantagem e os que sofrem.

Infelizmente o ministério pastoral tem se tornado um cabide de empregos nesse país. O que está faltando a nós, que professamos a fé em Deus, é transparência nas nossas atitudes. O que está por trás dos que pregam muito, mas nada comunicam a não ser o dinheiro, é a ostentação. Muitos vivem como milionários. Falam muito, mas nada dizem. Suas vidas não condizem com o que pregam.

Não pensem vocês que sou um radical, um estraga-prazer. Não quero que o pastor seja um mendigo. Ele deve e precisa prosperar financeiramente, mas com honestidade, sem ostentação, sem explorar a igreja. Nada impede que seja um milionário. Há muitos pastores que são empresários e ostentam elevado padrão financeiro. Alguns já eram de família rica. Todo o pastor tem o direito de ter um bom carro, uma boa casa ou uma bicicleta, como o Paulista, afinal de contas, digno é o obreiro do seu salário.

Sou um pregador do Evangelho e não tenho nenhum tipo de remuneração. Trabalho duro para que sirva de exemplo a outros que professam a fé. Tenho prosperado - e muito - em todos os aspectos da minha vida, principalmente, no ministério da pregação.

A igreja não é e nem pode ser uma empresa ou trampolim salarial, como muitos pensam. Reverendo, você pode ser o idealizador do projeto, ser um grande líder espiritual e administrativo, mas isso não te dá o direito de fazer da igreja uma empresa, muito menos de ser seu maior acionista. A igreja não tem fins lucrativos. É filantrópica. Foi criada por Deus para ser luz e vida para com os aflitos e necessitados. De graça recebemos, de graça damos. Reverendo, pelo barulho salarial eu sei quem é o rei que chegou e o que está chegando.

Está escrito: Quem é injusto faça injustiça ainda. Quem está sujo, suje-se ainda. Quem é justo faça justiça ainda. Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega. O Princípio e o Fim. O Primeiro e o Último. Bem aventurado aquele que lava suas vestiduras no sangue de Cristo, para que tenha o direito à arvore da vida e possa entrar na nova Jerusalém, a Cidade santa, pelas portas.