quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Arame farpado na Igreja



Quem não conhece arame farpado? Creio que todo mundo conhece, principalmente o homem do campo. Esse sabe, como ninguém, a importância do mesmo na construção de cercas, dificultando a aproximação e a passagem de pessoas e animais. Tenho me deparado com várias cercas de farpado. Todas as vezes que tentei atravessar por uma delas, fiquei enroscado. O malvado machuca mesmo. Se não tiver cuidado, você se enrosca.

Quanto ao campo, o farpado cumpre bem o seu papel. O que não é normal é o arame farpado dentro da igreja. Falo de gente que professa a fé em Cristo, que é líder espiritual, mas que construiu cercas impedindo o acesso das pessoas ao ministério e à igreja. Hoje, muitos são convidados às reuniões das nossas comunidades, mas quando chegam, se enroscam nos arames farpados: deparam-se com a desonestidade, ganância, avareza e disputa pelo poder eclesiástico.

A grande verdade é que o arame farpado está por toda parte. Nos 34 anos em que prego o Evangelho, tenho presenciado em nossas igrejas muita confusão e desavença. Confesso que foram poucas as vezes em que vi o lado bom do Evangelho, poucas as vezes em que os farpados não estavam presentes. As cercas estão se multiplicando. Muita gente está sendo ferida pelos arames e por suas pontas.

Você que está lendo este post e professa a fé em Cristo, tem sido qual tipo de cristão? O que as pessoas veem em você quando se aproximam? Farpas de arames que machucam? Há um cântico do qual eu e minha esposa gostamos muito, que é “soldado ferido na batalha”. Talvez você não saiba, mas há um grande exército de pessoas que, apesar da batalha que atravessam na vida espiritual, são machucadas dentro da igreja por arames farpados, tendo suas dores agravadas.

Que tipo de cristão você é? Se há uma cerca que o diabo quer na igreja, é a do arame farpado. Não sei se você já percebeu como é difícil o acesso aos que presidem. Infelizmente, há pastores cujos membros precisam de um balanço para transpor os arames que machucam. Só de balanço para chegar lá. É necessário que se faça um esforço muito grande. Tem que subir muito alto e depois pular.

As cercas estão se multiplicando e, com certeza, o construtor delas é o diabo. Que tipo de cerca você é? Que prende com cordas de amor? Que protegem o rebanho? Ou de arames que machucam e afugentam as pessoas da igreja, aniquilando a sua fé? Penso que é tempo de mudança. Creio como nunca que está na hora de removermos da igreja as cercas que machucam e impedem as pessoas de se aproximarem de Cristo.

A Bíblia nos diz que Cristo quebrou todas as cadeias do diabo, derrubou fortalezas e principados e, na sua ressurreição, rompeu o véu do templo. Cristo desfez a inimizade, derrubando a parede da separação e rompeu com as cercas através da paz e, através dela, fez um só povo para boas obras.
O grande apóstolo São Paulo, em sua segunda epístola a Timóteo 2:19, nos diz: Todavia o fundamento de Deus fica firme tendo esse selo. O Senhor conhece os que são seus e qualquer que profere o nome de Cristo, se aparte do pecado, isto é, pare de construir cercas de maldição.

Foto: sxc.hu

Nenhum comentário: