quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os valentes também caem


Há valentes e valentes. Nem todo valente é de ações nobres. Há os propensos ao mal, que impõem sua valentia através do terror para alcançar seus ideais mesquinhos, avarentos e maquiavélicos. A sua glória é a soberba. A espada da sua violência não tem honra, mas o desprezo. Mas sempre existiram e sempre existirão valentes de ações nobres. A história nos mostra isso. Homens e mulheres, no decorrer do tempo, deixaram como legado grandes ações de valentia que perduram até hoje, e nos servem como exemplo. Todo valente é forte, ativo, enérgico e destemido.

A Bíblia está repleta de valentes. Ela nos mostra homens e mulheres valorosos, como Gideão, por exemplo. Quando o anjo apareceu a ele, disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Davi, ainda quando jovem, foi escolhido por Deus porque era valente, animoso. A lista é grande: Jonatas, Josué, Calebe, Sansão, Joabe. Mas havia outros valentes que não faziam parte do exército dos hebreus. Não eram guerreiros, mas foram valentes na sua jornada, principalmente como profetas. Daniel, Isaias, Jeremias, Ezequiel. Só estou citando os quatro maiores profetas. Depois vem Abraão, Moisés. Entre os nobres da linhagem real, no cativeiro babilônico, três jovens se destacaram de forma grandiosa: Sadraque, Mesaque e Abdenego. Esses não temeram a fornalha e responderam ousadamente ao rei de Babilônia com grande valentia: “Não nos curvaremos aos teus deuses, ó rei, e nem a eles serviremos”.

Entre as mulheres, muitas foram as valentes: Ester, Débora, Miriam, Raquel, Rebeca. Ativas e destemidas, estiveram diante de grandes desafios, que exigiram de cada uma delas, grande valentia. Não pensem vocês que a vida dessas mulheres era um mar de rosas. Todas sofreram muito, mas nunca recuaram.

A história bíblica está repleta de valentes, tanto no Velho Testamento quanto no Novo. Nós, que professamos a fé com sinceridade e amamos a Deus acima de tudo, não estamos livres da espada em meio à batalha, na causa do Evangelho. A espada da perseguição pode alcançar aqueles que amam a Deus. Sustentar verdadeiramente a fé em Cristo é correr o risco de sofrer tormentos ou morte.

Sei que a maioria dos cristãos nada sabe sobre o verdadeiro Cristianismo. Aliás, a maioria nem sabe o que é Cristianismo. Cristianismo, hoje, é um mar de rosas: só se fala em prosperidade, riqueza. O que tem de gente equivocada por aí a respeito da fé em Cristo e suas implicações...

Cristianismo é cruz, é identificação com Cristo na morte e na ressurreição. A Bíblia nos diz que o choro pode durar uma noite, mas que a alegria vem pelo amanhecer. Há noites que são longas. Algumas se estendem até a eternidade. O amanhecer nem sempre é aqui. Os heróis da fé, todos, sem exceção, tiveram sua alegria ao amanhecer na glória celestial. Foram mártires. Simão Pedro, segundo a história, foi crucificado de cabeça para baixo. André também foi crucificado. Tiago - o maior -, decapitado. Tiago - o menor -, crucificado. Judas Tadeu, martirizado. Filipe, crucificado. Bartolomeu, esfolado vivo. Mateus, morto na Etiópia por crucificação. Tomé, transpassado por flechas. Simão - o cananeu -, crucificado. O apóstolo São Paulo, decapitado em Roma. Estevão, apedrejado, e João Batista, decapitado.

Os valentes também caem no campo de batalha.  Esse é o evangelho da cruz que poucos pregam. Ele não dá lucro financeiro. Desde a antiguidade até hoje, milhares de cristãos pagaram com a vida a fé que sustentavam. Principalmente os cristãos de Roma, que eram jogados na arena dos leões. Hoje, a maioria dos que professam a fé em Cristo não cai no campo de batalha. Não está na luta contra o reino das trevas. Está em qualquer lugar, menos na batalha contra o pecado.

Fazer oposição ao diabo através da Palavra de Deus não é para qualquer um. Antes, é para os que amam a Deus acima de tudo. O coração tem que ser d’Ele. Sei que os tempos são outros, são modernos. Nunca na história do Cristianismo se teve tanta liberdade para pregar o Evangelho como em nossos dias. Já não há aquela oposição em que um passo da fé custava a vida.

Hoje as coisas são mais fáceis. A ação do diabo é moderna, quase não se percebe. Lúcifer e seus agentes estão camuflados como nunca. Quando alguém que está na batalha parte para cima dele, neutralizando sua ação através do Evangelho, ele lança toda sua força, opondo-se de todas as formas até que alguém caia. Portanto, fica aqui o meu conselho para você, que pensa que o Evangelho é um mar de rosas: acorde enquanto é tempo. A batalha há muito começou. O diabo não teme gente que não está na batalha, mas aquele que levanta a espada do Espírito e ama a Deus, que vive o que prega.

O grande apóstolo São Paulo, em Efésios 6:10 - 12, nos diz: Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Que cada um se revista de toda a armadura de Deus para que possa estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Porque nossa luta não é contra carne ou sangue, mas sim, com principados, contra as potestades das trevas deste século. E contra todos os demônios nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que todos possam resistir no dia mal. E, havendo resistido, ficai firmes na palavra da fé. Em outras palavras, não saiam da luta.

O texto nos fala de batalha no dia do mal. Você está preparado? Não caia sem causa pelo pecado. E nem por estar dormindo. Se cair, caia com honra, por amor ao Evangelho. Lembre-se: nós estamos em guerra contra todo o principado do mal. A batalha já começou.