domingo, 23 de fevereiro de 2014

A igreja e a prostituição



Quando falo em igreja, refiro-me a pessoas que fazem parte da assembleia dos santos e isso não tem nada a ver com prostituição. A igreja é soberana, é o corpo de Cristo sobre a face da terra. Nós, que cremos, somos a igreja, casa de Deus, morada de Deus, edifício de Deus. Somos a esposa do cordeiro. A igreja é santa, gloriosa, sem mácula nem rugas; é irrepreensível.

Infelizmente, há uma confusão muito grande no que diz respeito à igreja. Na concepção da maioria dos pastores, igreja é um prédio de alvenaria ou de madeira. A maioria dos evangélicos, quando se converte ao cristianismo, logo é doutrinada dessa forma e passa a chamar o templo de casa de Deus. Há até os que atribuem santidade aos templos como se estes fossem a porta do céu.

Quem realmente tem conhecimento bíblico sabe que Deus não habita em tabernáculos feitos por mãos humanas. Deus habita em pessoas, vive e se move nelas. Somos o templo do Espírito Santo, altar de Deus, casa de Deus. Este comentário nada tem a ver com as distorções doutrinárias que alguns fazem no meio cristão sobre a igreja, mas com os membros que fazem parte do corpo de Cristo e vivem na prostituição. 

Infelizmente, a igreja, lavada no sangue do cordeiro, não é perfeita. Ela é composta de gente de todas as camadas sociais. Ricos, pobres, cultos, ignorantes. Enfim, a igreja, apesar das nossas limitações, tem um soberano, Cristo, Deus conosco, o qual nos santifica e nos aperfeiçoa, ajustando-nos ao seu corpo, que é perfeito.

Creiam vocês ou não, a igreja é composta de gigantes na vida espiritual, mas também de muitos retardados espirituais. Há três grupos de cristão retardados na vida espiritual dentro da igreja: idiotas, imbecis e débeis. Os idiotas são aqueles totalmente dependentes. Precisam ser carregados. Os imbecis, por sua vez, possuem alguma capacidade intelectual, mas rudimentar: não passam de fachada na vida espiritual. São inseguros e inconstantes. Por último, os débeis, que abrangem uma área muito grande entre os retardados. Esses têm um QI variável, próximo do normal. Alguns até chegam a ter consciência da sua condição de vida, o que complica ainda mais as coisas. São os que criam problemas nas igrejas, principalmente quando elevados ao ministério pastoral.

Sei que não deveriam exercer o ministério, mas há igrejas que não conseguem discernir quase nada no campo espiritual. Não fazem distinção entre uma formiga e um elefante. Todos são iguais. Há muita gente que frequenta nossas igrejas e está envolvida com o pecado. Os responsáveis por isso, infelizmente, são pastores e pastoras totalmente despreparados para o ministério, sem capacidade espiritual. São pastores que, na sua maioria, tiveram problemas de nascimento espiritual e foram gerados por comunidades fracas, frias e mundanas, nas quais os cristãos não são doutrinados para ter uma vida de identificação com Deus e sua palavra.  

Há pastores que foram gerados por cristão retardados e nasceram retardados e geraram filhos retardados. Por isso, há muita pobreza espiritual e cristãos comprometidos com o pecado. Infelizmente, a maioria das igrejas se transformou em maternidade. O púlpito virou a mesa de parto e o pastor, parteiro. Hoje não se faz outra coisa a não ser evangelismo. Não sou contra o evangelismo na igreja - nem posso ser. Também não sou contra o fato de o pastor ser um evangelista. Quem assim age, está fora da vocação a qual foi chamado. No entanto, a função pastoral também é apascentar e doutrinar. Não sei se já perceberam, mas é impressionante como a maioria dos cristãos nada sabe sobre Deus. Falta o ensino profundo, atual e atraente. O púlpito está pobre e fraco. O cardápio espiritual de hoje não passa de sanduíche. Essa é uma das razões pelas quais muita gente sucumbe na vida espiritual, presa ao pecado.

Que evangelho estamos pregando? O de Deus ou o dos homens? Quem é de Deus não permanece no pecado e nem dá analgésico para o mesmo. Quem é de Deus ouve e pratica a palavra e tem prazer em Deus. Quem ama a Deus não vive na prostituição. Há muitos jovens retardados na vida espiritual em nossas igrejas, se prostituindo. Eu conheço alguns. Verdade é que grande parte desses jovens não faz parte do rebanho. São filhos do diabo.
  
A impressão que tenho é a de que alguns pastores e pastoras estão fazendo vista grossa ao pecado. A garotada está bem acomodada, sem maiores problemas. Quase ninguém fala sobre o tema e, quando fala, não assusta. Fala de forma superficial. Os líderes não deixam bem claro aos jovens, com autoridade na palavra, sua condição dentro da igreja: quem é de Deus e quem é do diabo.

Deus não cria cascavéis e nem jararacas. No seu reino não há cobras. Cristo não se entrega para a natureza de cobra. Há alguns anos, fui convidado para trazer uma palavra aos jovens de uma comunidade. O tema da minha mensagem foi "Namoro, casamento e prostituição". Quase toda a mocidade sumiu. Os que ficaram, me criticaram. Teve um rapaz que comentou com o reverendo: "Reverendo, o Paulista tem razão, mas eu tô fora". Se não me falha a memória, este, depois de algum tempo, se converteu. O restante desapareceu.
  
Confesso a vocês que prefiro um convertido a um templo cheio de gente oca e vazia, que não quer nada com Deus. Sei que há muitos jovens em nossas igrejas que creem em Deus, mas são escravos do pecado. Você aí, que está na igreja mas vive transando com teu namorado ou namorada, está dando um baita mal exemplo aos jovens, incentivando-os à prostituição. Tome cuidado. Você pode ser quebrantado a qualquer momento, sem que haja arrependimento.

Não pense que Cristo faz acepção de pessoas. Está escrito: "Tudo aquilo que o homem semear, isso também ceifará". O apóstolo São Paulo, escrevendo aos gregos da igreja de Corintos, (6: 18 e 7:2) nos diz: "Fugi da prostituição. E cada um tenha a sua própria mulher e cada mulher tenha seu próprio marido". Apocalipse 22:15 nos diz: "Ficarão de fora os feiticeiros, idólatras, homicidas e os que se prostituem e qualquer que ama e comete a mentira". Ficar de fora é ficar separado de Deus e ser lançado no inferno.

Lembre-se: Deus não é homem para mentir e nem filho do homem pra se arrepender. Acorde enquanto é tempo, amanhã pode ser muito tarde.

Nenhum comentário: