domingo, 23 de fevereiro de 2014

A igreja e os escândalos


Por que há escândalos dentro da igreja, que é o corpo de Cristo? Qual é a origem de tantos escândalos e porque estes se multiplicam? Bem, antes de falar de escândalos, é bom que se saiba o que é, realmente, igreja. Igreja não é templo, sinagoga ou mesquita, nem o lugar onde nos reunimos para cultuarmos a Deus. A igreja é composta de pessoas arrependidas de seus pecados, que receberam o perdão divino.

Igreja é um corpo de diferentes raças. Corpo visível, formado por milhões de pessoas, de todas as partes do mundo. Dentro dessa igreja visível está a igreja invisível, e só Deus sabe quantos são e quais são seus.

Igreja não tem nada a ver com placa denominacional. Igreja não é Adventista, Quadrangular, Assembléia de Deus, Presbiteriana, Batista, Deus é amor, Luterana, Renascer, Universal do Reino de Deus, Católica Romana, Anglicana nem Pentecostal.  Ela é um corpo universal, que tem um proprietário: Cristo. Ninguém sobre a face da terra pode dizer: "minha é a igreja", a não ser o seu autor.

Bem, quanto à origem dos escândalos que expõem a igreja ao descrédito da sociedade, muitas são as raízes: a luta pelo poder ministerial, com suas mega igrejas denominacionais, com suas receitas altíssimas; a política, implantada pela cúpula denominacional de várias igrejas, recheada de manipulação, barganha ministerial e de todo tipo de favorecimento para o alcance da glória pessoal. 

Hoje, a política no meio eclesiástico já é uma imposição pela cúpula de várias denominações. Os escândalos políticos não são poucos. Há escândalos que são marcados por distorções da interpretação da Bíblia. Com certeza, a soberba está por trás de todos os escândalos dentro da igreja. Principalmente dos escândalos sexuais. Há muita gente de grande expressão ministerial com a vida mal resolvida. Gente que prega o que não vive. Não basta pregar a verdade, é preciso vivê-la. Há muita gente que, quando prega sobre o pecado, dá um enfoque contínuo sobre um determinado comportamento imoral. Isso, na maioria das vezes, é reflexo de uma luta interior contra um pecado ainda não vencido.

Dentro do movimento evangélico já surgiram escândalos de grande repercussão mundial. Nos anos 70, o falso reverendo Jim Jones, levou ao suicídio coletivo 1.200 pessoas nas Guianas Francesas. Nos anos 80, os reverendos Jim Bakker e Jimmy Swaggart, que pregavam muito sobre prostituição e adultério, acabaram caindo no pecado que mais combatiam.

Não se pode pregar aos outros quando há áreas de nossa vida comprometidas com o pecado. Antes, é preciso resolver nossos problemas interiores. Escondê-los só faz agigantar o nosso problema e sacramentar o caminho da nossa queda. Foi o que aconteceu recentemente com o reverendo Ted Haga: com cinquenta anos de casado, pai de cinco filhos, presidente da Associação Nacional dos Evangélicos nos Estados Unidos, ferrenho opositor do homossexualismo e do casamento gay, também caiu no pecado que mais combatia. Envolveu-se com um garoto de programa. Hipocrisia é a porta do orgulho. Santo Agostinho já dizia que o orgulho transforma anjos em demônios.

Há muito mais raízes responsáveis pelos grandes escândalos, mas, com certeza, todas começam no coração. A Bíblia nos diz: "Onde estiver teu coração, lá estará o teu tesouro". Mateus 18: 5 em diante diz: "Ai do mundo, por causa dos escândalos, porque é necessário que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem".

Escândalo na igreja implica em condenação eterna no fogo do inferno e expõe a igreja ao descrédito da sociedade, além de aniquilar a fé dos que são fracos na vida espiritual. Cristo nos diz: "Qualquer um que escandalizar um dos meus pequeninos, melhor que não tenha nascido". Mateus 7: 21 ao 23 diz: "Nem todo que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, senhor'. Não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? Em teu nome fizemos maravilhas". Porém, Cristo lhes dirá abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós, que praticais o pecado.

Nenhum comentário: