quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mentira

Imagem retirada daqui

        

O cristão pode ou não pode mentir? Cristo nos diz, categoricamente, que não! A mentira é própria do diabo – homicida desde o princípio. Cristo diz, também, que os mentirosos não herdarão o Reino de Deus, e que a parte que lhes cabe é o inferno. Portanto, o cristão não pode e não deve mentir, porque peca. No entanto, há ocasiões em que alguns cristãos mentem. Alguns, por causa da ignorância espiritual; outros, por serem imaturos. Ainda são crianças. Mas, há os que mentem deliberadamente: apesar de professarem a fé em Cristo, continuam de mãos dadas com a velha natureza pecaminosa. Para o mentiroso, consciente ou não, há um juiz, que é Deus, que julga com justiça. Cristo nos adverte, dizendo: Todo aquele que professa o nome de Cristo, aparte-se do pecado. Com certeza, Deus sabe quem são os seus e os que não são.

Concordo plenamente com o Evangelho quando nos diz que o cristão não pode mentir. Há situações em que ele pode omitir, mas jamais mentir. Omitir, dependendo das circunstâncias, não é pecado, mas uma estratégia. A Bíblia nos mostra isso. Certa feita, Deus ordenou ao profeta Samuel que ungisse ao filho de Jessé, Davi, como rei de Israel. Porém, o profeta muito temeu pela sua vida, pois Saul era mau. Samuel disse a Deus: Senhor, se Saul souber que vim ungir outro rei no lugar dele, me matará. Deus diz a Samuel: Diga a Saul que você veio sacrificar. Em outras palavras, Deus estava dizendo que ele não precisava dizer toda a verdade.

Há situações em que Deus nos exorta à inteligência. Ele quer que tenhamos sabedoria em meio aos conflitos da vida. Estratégia espiritual faz parte de nosso cotidiano. Nós, cristãos, estamos em meio a uma grande batalha contra o diabo e seus agentes. Para ele, você pode mentir, afinal de contas ele é o nosso adversário e quer nos destruir. Nós não temos compromisso de falar a verdade com ele, a não ser a verdade do Evangelho, que é a nossa bandeira. E sobre isso ele não quer ouvir.

Quando alguém tem um encontro com Cristo, a primeira coisa que faz é romper com o diabo, que o faz pecar. Foi o que fez Raabe, a prostituta. Ela ouviu falar das grandezas de Deus e de suas maravilhas na terra do Egito, e temeu a Deus, e não entregou ao rei de Jericó os espias de Israel. Mentiu para os soldados que os procuravam, dizendo que não sabia onde estavam. Fez com que os espias subissem ao telhado, escondendo-os dos soldados. Quem vem a Deus não dá mais satisfações ao diabo e seus agentes. Não perde mais tempo com gente que subjuga, escraviza e destrói a vida. Raabe rompeu com a injustiça e abraçou a Deus. Por causa disso, seu pai, sua mãe, seus irmãos e irmãs foram poupados da morte e viveram felizes no meio de um povo amado por Deus.     

É provável que alguns cristãos fiquem confusos com a atitude de Raabe, afinal de contas, ela mentiu. Eu também, caso estivesse no lugar dela, mentiria. Quem está com Deus não entrega o ouro para o bandido, e já não tem mais parte com a injustiça. Antes, quebra a aliança com o diabo. Muitos acham que, pelo fato de sermos cristãos, não podemos mentir nem para o diabo, nosso adversário. Num campo de batalha, ninguém dá as coordenadas de onde está. Se o fizer, age como idiota. Nós, cristãos, estamos em batalha com as forças do mal. Somos o exército do Deus Vivo.

Os cristãos da igreja primitiva foram muito perseguidos pela suprema corte dos judeus e por César, imperador romano, que jogava-os na arena para serem devorados pelos leões. Os cristãos, quando interrogados a respeito de onde a igreja se reunia, não entregavam seus irmãos. Com certeza, muitos negavam, dizendo “eu não sei”. Porventura pecaram? É claro que não. Eu não entregaria minha família a César para ser jogada aos leões. A não ser que fossem íntimos de Judas Iscariotes.

Certa feita, o rei Davi fugia de Saul para Aques, rei de Gate. Os criados de Aques, que eram filisteus, trouxeram à memória de Davi os seus feitos em Israel. Davi considerou as palavras que diziam a respeito de si e temeu a espada, afinal, estava em uma cidade felisteia, inimiga de Israel. Quando se apresentou ao rei de Gate se contrafez diante dele, fazendo-se de doido, cruzando as mãos, esgravatando nas portas, deixando correr a saliva pela barba. Davi mentiu ao rei de Gate, fazendo-se louco.

Há situações que requerem inteligência, estratégia e muita sagacidade, caso contrário, perdemos a cabeça. Davi acreditava em Deus como ninguém, mas Deus o ensinou a ser sagaz. Deus tem prazer em homens e mulheres que se mostram prudentes na batalha. Ele os chama de valorosos.

Nenhum comentário: