quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sogra, esse monstro maravilhoso!

Sempre em meus comentários tenho dito que sogra é sogra em qualquer parte do mundo. Milhões são odiadas, algumas amadas. Para alguns, um monstro, para outros, é maravilhosa. Confesso a vocês que os comentários que ouço a respeito das sogras não são os melhores. Dizem que elas são intransigentes, dominadoras, fofoqueiras, autoritárias. Bem, a lista é grande. Muitas são as queixas que se multiplicam dia-a-dia.
Mas já vi gente confessar um amor que não possui a respeito da sogra. Amor esse hipócrita, difícil de crer. Na frente da sogra é santa pra cá, santa pra lá, mas quando ela vira as costas, meu amigo, a expressão facial é de horror. Olha gente, os olhos expressam o que está no coração. Se há uma coisa que sogra percebe como ninguém é a falsidade. Seja ela boa ou má, toma cuidado. Ela pode até ser falsa com os outros, mas não admite falsidade com ela. Ai da nora que cai no seu carrinho. Se essa sogra não ama a Deus, a nora está perdida.
Por favor, não me interpretem mal. Não estou falando mal da sogra. Não confundam as coisas. Falo baseado na minha experiência de vida como pregador do evangelho. Bem, você que é um sério candidato ao casamento, felicidades. Espero que você seja feliz, não desanime. Já ouvi também bons comentários a respeito das sogras. Verdade é que foram poucos, mas convincentes. Deixaram-me muito feliz. Eu até casei. Sei que pareço irônico. Quem tem sogra, na sua maioria quer ver-se livre dela. Quem não tem, está a procura.
Há sogras e sogras. Boas e más. Existe há séculos um conflito de gerações entre nora e sogra. Há muita gente querendo saber a razão de tanto conflito. Por que as sogras interferem tanto na vida dos casais? E porque são tão odiadas?
Muitas são as razões, mas a principal está no coração e na desinformação. A falta de amor associada a ignorância tem gerado séculos de conflito. Quantos casais estão sofrendo hoje e com razão? Há casais que se casam totalmente despreparados para a vida, sem a devida maturidade financeira, psicológica, mental, física e espiritual. E vão morar com a sogrinha, repletos de sonhos dourados. No começo é só alegria, todo mundo coopera, mas o tempo vai passando e a realidade é bem outra. Logo começam os problemas, surge a invasão de privacidade por parte da sogra, afinal de contas, o casal está em sua casa. Regras são estabelecidas, o espaço torna-se restrito, isto é, limitado e aos poucos os sonhos dourados, desabam dando lugar a acusações, ao desânimo.
Bem, mas sogra é sogra em qualquer parte do mundo. Todas, sem exceção querem dar uma “ajudazinha” aos hóspedes diante do stress conjugal. Algumas sogras são inteligentes, bem instruídas, orientam com sabedoria. Há casais que assimilaram bem a instrução e prosseguem na vida. Infelizmente são poucas as sogras que obtêm êxito na orientação dos casais. A maioria, por serem imaturos, não aceitam a interferência da sogra, são irreverentes e logo partem para a agressão verbal. Dependendo da sogra, ela já manda a nora calar a boca e já diz pro filho: Bem que eu te avisei. Insinuando que ela não prestava.
Há casamentos que não duram uma semana. Explodem até mesmo antes de começar. Há um texto bíblico no livro de Gênesis, capítulo 2, versículo 24 que nos diz: Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne. O texto nos diz para deixar o pai e a mãe e morar com a sua mulher, e não na casa da sogra.
As sogras são maravilhosas. Sei que são poucas, mas logo cedo aprenderam que o amor é paciente, longânimo, tudo suporta, tudo sofre, sabe quando dizer sim e quando dizer não. Não trata com leviandade. Infelizmente nem toda sogra é inteligente. Algumas nunca cortam o cordão umbilical. São super protetoras, acham que a nora não tem nada a ver com o seu filho, que ela não cuida dele como convém.
A grande verdade é que há sogras que demonstram um zelo que é pura fachada, ciúmes. Seu maior medo é que a nora venha a substituí-la. Por isso há sogras que interferem com a nora sem motivos. Não querem perder a atenção do filho e fazem de tudo para denegrir a imagem da nora.
Bem, o que é impossível para os homens, é possível para Deus. Sogra inteligente é aquela que ama a Deus e sabe perfeitamente qual é o seu lugar. Sabe quando interferir com sabedoria e a ajuda de Deus. Há um detalhe importante também que não posso deixar de esclarecer: Nem todas as sogras são intransigentes. Às vezes, são mal compreendidas.
Não importa se sua sogra é um dragão ou uma santa. O que sei é que o amor de Cristo é poderoso para quebrar todas as raízes de amargura de ambos os lados. O amor constrói e o ódio destrói. Lembre-se: Deus ama você.

Traição

Quem não conhece um caso de infidelidade e o dilema de quem já foi traído. É uma situação embaraçosa e difícil que envolve duas saídas: Partir ou perdoar. Hoje se trai como nunca. Tornou-se comum. Toda semana o que ouço é: Paulista, sabe qual a última? Lembra do fulano e da fulana? Separaram-se. Já estavam casados há mais de vinte anos. O que será que aconteceu? Por que se separaram? Muitas são as perguntas. Grande é a curiosidade. Todo mundo quer saber o porquê da separação.
As causas que levam a separação são muitas. A principal está na base em que o casamento é edificado. A maioria das pessoas que se casa nada sabe sobre o casamento. A maioria não sabe que foi Deus quem instituiu o matrimônio. Nada sabem sobre Deus e seus princípios que envolvem o casamento, e que há ordenanças em sua palavra que não podem ser descartadas por quem quer que seja. Está escrito: Não adulterarás. Adultério é pecado, está na palavra de Deus, e o pecado traz separação, muita dor e tristeza. O pecado divide, ele é negro como a cor da dor. Gera morte espiritual quando não há arrependimento. Divide a família. Não importa se você está casado há um ano, dois, vinte, trinta ou quarenta. Ele não faz acepção de pessoas.
Nesses trinta anos que estou em Taquari, já testemunhei dezenas de casamentos que pareciam promissores, sólidos, estáveis desaparecerem como nuvens. Quer saber por quê? É que a base em que estavam apoiados era circunstancial. Não tinham estrutura para suportar as tempestades que fazem parte da vida diante das pressões, principalmente do stress conjugal. Saem pela porta dos fundos, isso é, adultério, em busca de um resultado imediato.
Muitas são as confissões de amor quando se está apaixonado. No começo de toda a relação a tensão é mil, nada escapa,a te as coisas de menor importância, algumas até fúteis, que fazem parte da vaidade humana, não passam desapercebidos. Nos momentos de intimidade tudo é lembrado, mas com o passar do tempo, os sonhos dourados tendem a desaparecer e todo aquele cuidado minucioso que foram super importantes e que agora, já não importantes, não são levados em consideração.
Infelizmente são pouquíssimos os casais que conseguem manter o romantismo do início. A maioria, diante das frustrações e das pressões da vida e de todo esse esquema caótico da sociedade, vêem seus sonhos desaparecerem. As mudanças vão acontecendo e os sonhos dourados vão se desfazendo. Dando lugar a realidade, essa, nem sempre fácil de ser encarada, que é de muita frustração e acusações que geram ansiedade, desentendimentos e separações.
Olha, há mudanças que fazem parte da vida, mas há mudanças que jamais deveriam deixar de acontecer. Aquela atenção, aquele carinho, sorriso, palavras doces, dedicação, o cuidado com ele ou com ela. Isso jamais deveria desaparecer. Mas o trenzinho dos sonhos dourados sempre chega ao seu final. Infelizmente ele é feito de ferro e com o passar do tempo a ferrugem vai corroendo tudo, virando sucata. Porque tudo se sustenta na base chamada emoção. Ela é frágil, circunstancial, vive do momento, não suporta nenhum tipo de variação negativa, com facilidade se desfaz como as nuvens.
As emoções são importantes. Fazem parte da vida. Penso que a vida sem emoções não seria bela. Quando Deus nos criou, fez com que brotasse em nossa alma, sentimentos fortes e belos que geram grandes emoções, principalmente a espiritual. Tudo o que Deus fez é perfeito, porém é bom lembrarmos de que toda a emoção fora de Deus é nociva.
Há emoções que são maravilhosas, positivas, nos deixam felizes, porém há outras geradas por Deus, de origem sobrenatural, que nos deixam sempre felizes. É fundamental que compreendamos o fluir das emoções na vida. Infelizmente há pessoas que não dão nenhuma importância a isso e desconhecem o seu poder e o bem que faz a todos nós. Sei como ninguém que o casamento não pode e não deve ter por base as emoções. Elas não dão sustentação, são circunstanciais. Antes, tem fim.
A base que dá sustentação é a espiritual. Cristo, nossa rocha. Quantos casamentos acabam por falta de carinho, ternura, atenção, palavras doces que geram fortes emoções, alegria e que confortam a alma, fortalecendo a relação? Há um detalhe importante que não posso deixar de esclarecer: Nem sempre o problema no casamento está na base, mas nos valores que cada um, no decorrer da vida, priorizam. Ontem ela era tudo, ele também, porém com o passar do tempo há uma inversão dos valores. A moto, o carro, os negócios, a casa nova, o emprego, viagens e amigos e tantas outras coisas acabam substituindo os sonhos dourados.
Ambos sofrem com tudo isso, principalmente as mulheres por causa da sua natureza emocional. Ela como ninguém, sente prazer em coisas simples. Ao receber uma rosa, não há mulher que não sorria. Um elogio: Como você está linda! Ficou bom teu corte de cabelo. Caiu bem em você. Puxa como você está elegante. Emagreceu. ‘Tá uma gata. Você é muito organizada. Obrigado pelo cuidado que você tem comigo. Eu amo você, e por aí vai.
São palavras simples, mas de grande importância que a deixa feliz, confiante, realizada, amorosa. Qual o homem que não quer uma mulher amorosa? Mas para que isso aconteça é fundamental que haja mudanças de atitudes.
Bem, quanto a traição, sei que não é fácil recomeçar. Quem foi traído se sente inseguro, frágil, abandonado e com a autoestima lá em baixo. Mas nem tudo está perdido. Recomeçar é fundamental, reabrir um diálogo para a reconciliação já é um grande passo.
O que passou, passou. O importante é o recomeço. Caso você tenha sido traído, lembre-se: Cristo é o advogado das causas perdidas. Você pode ser feliz apesar das circunstâncias não serem favoráveis. Lembre-se: Deus ama você. O que é impossível aos homens, é possível a Deus.


Há um texto bíblico que nos diz: Provai e vede que o Senhor é bom. Você tem que provar!

A Dança da Morte

É provável que alguém em algum lugar já tenha ouvido falar sobre a dança da morte. Ela faz parte do nosso cotidiano, e embora as pessoas não percebam, ela está presente na vida de todos nós.
Com certeza quase todo mundo no decorrer da vida já foi convidado direta ou indiretamente para o grande ensaio dos primeiros passos desta dança.
Quando morre alguém de nossas relações, toda a nossa movimentação ao hospital, ao féretro ou a casa dos familiares é a maior demonstração visível de que a dança já começou. São passos de um lado para o outro, passos esses sem acordes, mas inquietantes, que a muitos perturbam. Afinal, essa é uma dança que ninguém quer dançar.
Infelizmente a morte não é nada gentil com seus convidados. Ela simplesmente os intima para o grande ensaio e nos avisa que todos nós temos uma entrevista marcada, a qual ninguém poderá faltar.
Alguém disse que a vida inteira é uma preparação para a morte. No meio da vida vemos a morte a cada passo. Quantas vezes ouvimos a sirene da ambulância em disparada descendo a Rua Sete de Setembro? Quantas vezes nos deparamos com o carro funerário atravessando o trânsito? Vamos ao cemitério e lá estão as sepulturas. Tudo isso nos lembra que a morte pode chegar a qualquer momento. É sempre a morte que refresca a memória, lembrando-nos de como somos frágeis. A morte é o adversário universal.
Há toda uma batalha científica que tem prolongado a vida humana por mais alguns anos, mas o fim é a morte. A luta contra a morte começa quando nascemos. Toda a nossa existência é uma perpétua batalha contra a morte e não importa o que façamos para iludirmos o nosso adversário, no fim sabemos que a ela sempre vencerá.
É provável que você não esteja a fim de ouvir nada sobre a morte. Sei que é desagradável falarmos sobre esse assunto. Sei que muitos com certeza, se pudessem, expulsariam do seu pensamento qualquer coisa referente à morte.
No decorrer da vida nos preparamos para tudo, menos para a morte. Nos preparamos para a instrução, para os negócios, casamento, velhice, menos para o momento que devemos morrer.
A morte não toma partido nem conhece idade. Reduz todos os homens ao mesmo nível social. Despe o rico de seus milhões e os pobres dos seus farrapos. Você, hoje ou amanhã tem um encontro marcado com a morte. Temos uma entrevista que ocorre uma única vez, que não pode ser desprezada e a qual não podemos deixar de comparecer.
Finalizando, a vida e a dor andam juntas, hoje ou amanhã com certeza a dor vai nos alcançar. A dor sempre chega e tem muitas faces. Principalmente a dor da morte, conhecida como o vale das sombras.
Sei que as lágrimas estão presentes na vida de muita gente. São lágrimas causadas pela dor de alguém que partiu e que deixou muita saudade. Por mais que estejamos preparados em relação à vida e à morte, quando o momento final chega, nosso equilíbrio emocional é abalado. Há uma explosão de lágrimas, desconforto físico, dando lugar à ansiedade e a velha pergunta: Por que você se foi assim tão cedo? Tão de repente?

Hebreus 9:27. Aos homens está ordenado morrerem uma única vez e depois disso, o juízo final.