quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Inferno das Drogas

Há muita gente sofrendo por causa desse vício maldito. Há um grito de desespero por parte de homens e mulheres que foram arrastados a essa modalidade de suicídio coletivo. Só quem está nas drogas sabe o que é viver esse inferno. Conheço vários jovens na cidade onde vivo (não são poucos), que estão presos à maconha, à cocaína, ao crack... Querem abandonar, mas não conseguem.

Alguns já me disseram: “Paulista, eu não consigo”! Há duas semanas, conversei com um garoto que é meu amigo há muito tempo. Ele abriu o coração e me disse: “Paulista eu não consigo abandonar as drogas, não sei mais viver sem elas. A cocaína faz parte da minha vida, sei que estou desmoralizado, mas eu não consigo sair dessa. Quero largar, mas ao mesmo tempo, não. O que eu faço”?

Dei a ele alguns conselhos e falei como ele poderia ser vitorioso na vida. Foi um papo rápido, até porque eu o conheço há muito tempo e há muito tenho o advertido quanto a esse caminho maldito de dor e sofrimento.
Não é só a química que prende as pessoas às drogas. Além dela, há uma ação do sobrenatural na esfera espiritual, aprisionando o viciado. Por isso há muita gente querendo sair, mas não consegue. Há um grande numero de viciados buscando tratamento em clínicas de saúde. Alguns, com muito esforço, conseguem algum resultado, mas a maioria volta ao vício.

Não sei se já perceberam que, por mais advertidas que sejam as pessoas quanto ao consumo de drogas, assim mesmo, elas se lançam nesse abismo. Hoje, ninguém mais é ingênuo ou ignorante quanto aos malefícios das drogas. Todos sabem que drogas matam e que a vida está em jogo. A mídia nos tem bombardeado diariamente e nos adverte quanto a seus males. Porém, o numero de drogados é cada vez maior. E por que é cada vez maior? O problema não é a droga, mas o coração que abre um precedente para o vício. As drogas não se lançam sobre ninguém, são as pessoas que se lançam sobre elas. Consumir drogas é opção, é escolha. Sei que são muitas as justificativas, como curiosidade, desafio, conflitos familiares, rejeição, ansiedade, decepção amorosa, perda de alguém que se ama... Enfim, a lista é grande, mas todas as justificativas se baseiam em escolha. Quando Deus não é o centro da vida e não ocupa o lugar em que deveria estar, não há quem não esteja sujeito a escolhas que destruam a vida.

Nem tudo está perdido. Você pode e deve ser feliz. Há esperança pra você que é um dependente. Muita gente já saiu dessa e você pode sair, mas é fundamental que você tenha consciência de sua condição de vida diante de Deus. É fundamental que perceba que é pecador e que precisa de ajuda. Está escrito: Aquele que invocar a Cristo será salvo. E aquele que vem a Ele, de maneira alguma o lançará fora. São palavras de Cristo. Deus, o criador dos céus e da terra, nos diz que Cristo é o advogado das causas perdidas. É provável que na concepção de algumas pessoas você seja uma causa perdida, mas se você vir a Ele, com certeza Ele é poderoso para restaurar. Você tem que suplicar o seu favor e receber o perdão dos pecados e poder para abandonar as drogas. Está escrito: A Deus pertence o poder. Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Quem é livre através do poder de Cristo, jamais volta às drogas.

Há um detalhe importante que não posso deixar passar: você tem que fazer a sua parte, vir para Deus. Ele bate à porta do seu coração, mas só quem pode abrir é você. Lembre-se que você tem poder de escolha. Deus só vai agir quando você der o primeiro passo. Aquilo que você tem que fazer Deus não vai fazer por você. Cristo nos diz: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. A ordem de Cristo é que você venha e viva para Deus.

Nossas atitudes determinam nosso futuro. Há luz no fim do túnel. Nunca é tarde para recomeçar. Cristo ama você. Não pense que vai ser fácil romper com as drogas e com os amigos que a consomem. Abrir mão do prazer nocivo vai exigir de você fé em Deus, muita coragem e determinação. Na vida, tudo tem um preço e o preço da liberdade tem um nome: Jesus Cristo, Príncipe da Paz.

Se as mensagens lidas aqui fizerem efeito no seu coração, comente, entre em contato. silviofsoares@gmail.com
Deus abençoe!

Arame farpado na Igreja



Quem não conhece arame farpado? Creio que todo mundo conhece, principalmente o homem do campo. Esse sabe, como ninguém, a importância do mesmo na construção de cercas, dificultando a aproximação e a passagem de pessoas e animais. Tenho me deparado com várias cercas de farpado. Todas as vezes que tentei atravessar por uma delas, fiquei enroscado. O malvado machuca mesmo. Se não tiver cuidado, você se enrosca.

Quanto ao campo, o farpado cumpre bem o seu papel. O que não é normal é o arame farpado dentro da igreja. Falo de gente que professa a fé em Cristo, que é líder espiritual, mas que construiu cercas impedindo o acesso das pessoas ao ministério e à igreja. Hoje, muitos são convidados às reuniões das nossas comunidades, mas quando chegam, se enroscam nos arames farpados: deparam-se com a desonestidade, ganância, avareza e disputa pelo poder eclesiástico.

A grande verdade é que o arame farpado está por toda parte. Nos 34 anos em que prego o Evangelho, tenho presenciado em nossas igrejas muita confusão e desavença. Confesso que foram poucas as vezes em que vi o lado bom do Evangelho, poucas as vezes em que os farpados não estavam presentes. As cercas estão se multiplicando. Muita gente está sendo ferida pelos arames e por suas pontas.

Você que está lendo este post e professa a fé em Cristo, tem sido qual tipo de cristão? O que as pessoas veem em você quando se aproximam? Farpas de arames que machucam? Há um cântico do qual eu e minha esposa gostamos muito, que é “soldado ferido na batalha”. Talvez você não saiba, mas há um grande exército de pessoas que, apesar da batalha que atravessam na vida espiritual, são machucadas dentro da igreja por arames farpados, tendo suas dores agravadas.

Que tipo de cristão você é? Se há uma cerca que o diabo quer na igreja, é a do arame farpado. Não sei se você já percebeu como é difícil o acesso aos que presidem. Infelizmente, há pastores cujos membros precisam de um balanço para transpor os arames que machucam. Só de balanço para chegar lá. É necessário que se faça um esforço muito grande. Tem que subir muito alto e depois pular.

As cercas estão se multiplicando e, com certeza, o construtor delas é o diabo. Que tipo de cerca você é? Que prende com cordas de amor? Que protegem o rebanho? Ou de arames que machucam e afugentam as pessoas da igreja, aniquilando a sua fé? Penso que é tempo de mudança. Creio como nunca que está na hora de removermos da igreja as cercas que machucam e impedem as pessoas de se aproximarem de Cristo.

A Bíblia nos diz que Cristo quebrou todas as cadeias do diabo, derrubou fortalezas e principados e, na sua ressurreição, rompeu o véu do templo. Cristo desfez a inimizade, derrubando a parede da separação e rompeu com as cercas através da paz e, através dela, fez um só povo para boas obras.
O grande apóstolo São Paulo, em sua segunda epístola a Timóteo 2:19, nos diz: Todavia o fundamento de Deus fica firme tendo esse selo. O Senhor conhece os que são seus e qualquer que profere o nome de Cristo, se aparte do pecado, isto é, pare de construir cercas de maldição.

Foto: sxc.hu

Angústia


Sei que hoje há muita gente angustiada e a maioria não consegue compreender essa aflição demasiada do corpo, da mente e do espírito. Mas qual será a origem da angústia? Já ouvi muita coisa a respeito, mas coisas ditas com pouca propriedade. Nada muito sério e nem convincente. Principalmente por parte do meio científico que faz sua análise baseada na ótica humana e não leva em consideração o espírito e nem as coisas que Deus nos fala sobre o mesmo.
A angústia nos sobrevém de várias formas. Sua origem envolve vários fatores ligados à vida e seus conflitos, tanto no campo espiritual como no físico. Conheço muita gente que vive angustiada por causa da prática do pecado. O grande apóstolo São Paulo, em sua epístola aos Romanos, nos diz: Tribulação e angústia sobre toda alma do homem que obra o mal. Tanto a gregos quanto a judeus. Isto é, a ignorantes espirituais e não ignorantes. Glória, porém, honra e paz, a qualquer que obra o bem, porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Portanto, o pecado produz angústia e grande tristeza. Quer sofrer? Viva no pecado. Não existe pecado sem consequências. Quantos pais hoje vivem angustiados porque seus filhos estão nas drogas? Quantos jovens já não suportam mais a angústia por causa do vício? São angústias sobre angústias. Repito: quer sofrer? Viva no pecado.
O grande Rei Davi em Crônicas 21:13, nos diz: Estou em grande angústia, mas caia eu nas mãos do Senhor porque são muitas as suas misericórdias, mas que não caia eu nas mãos dos homens. Leia todo o texto. Não há pecado sem consequência. A violência, a infidelidade conjugal, o roubo, a fome, a injustiça de todas as espécies, o desemprego, a perda de quem amamos, o abandono de filhos, produzem grande angústia. Enfim, ela nos sobrevém de várias formas. Até os que professam a fé em Cristo estão sujeitos a sofrer grande angústia.
A adversidade pode, a qualquer momento, nos sobrevir. Mateus 26:37 nos diz que Cristo se entristeceu e muito se angustiou. Porém, em Lucas 22:43 diz que o anjo do Senhor o confortava. Não pensem vocês que somos melhores do que o mestre. Em João, Cristo nos diz que no mundo teríamos aflições, isto é, angústias, mas que tivéssemos bom animo. Ele venceu o mundo e nós venceremos. E todo aquele que é Dele, Nele terá paz. Independentemente da adversidade. A paz não é uma utopia. É real.
Provérbios 11:8 nos diz: O justo é liberto da angústia. Quer prova disso? O Salmo 18:6 nos diz que o rei Davi na sua angústia invocou ao Senhor e clamou a Ele, e que Deus, do seu templo ouviu a sua voz. E o versículo 19 nos diz que o Senhor Deus Todo Poderoso trouxe-o para um lugar espaçoso e livrou-o porque tinha prazer nele.
Por falar em prazer, Paulo, em II Coríntios 12:10, nos diz que ele sentia prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, perseguições e angústias, por amor a Cristo. Dizia ele que, quando sofria resistência por parte dos homens em detrimento da causa do Evangelho, sentia-se forte. Há situações em que Deus trata conosco em meio às aflições da vida. Há momentos em que nos vemos impotentes diante das ameaças, mas é justamente aí que somos fortes. Sabem por quê? Porque Deus aperfeiçoa sua obra em nós pelo simples fato de não estarmos apoiados em quem quer que seja a não ser Nele.
Paulo, em I Coríntios, nos diz: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, angústia, perseguições, fome, nudez, perigo, espada? NADA nos separará do amor de Cristo. Nós, que professamos a fé em Cristo, somos reputados como ovelha para o matadouro, mas Paulo nos diz que em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Portanto se Cristo for o centro de nossas vidas, nada poderá nos abalar.
Foto: T. Rolf - sxc.hu

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sogra, esse monstro maravilhoso!

Sempre em meus comentários tenho dito que sogra é sogra em qualquer parte do mundo. Milhões são odiadas, algumas amadas. Para alguns, um monstro, para outros, é maravilhosa. Confesso a vocês que os comentários que ouço a respeito das sogras não são os melhores. Dizem que elas são intransigentes, dominadoras, fofoqueiras, autoritárias. Bem, a lista é grande. Muitas são as queixas que se multiplicam dia-a-dia.
Mas já vi gente confessar um amor que não possui a respeito da sogra. Amor esse hipócrita, difícil de crer. Na frente da sogra é santa pra cá, santa pra lá, mas quando ela vira as costas, meu amigo, a expressão facial é de horror. Olha gente, os olhos expressam o que está no coração. Se há uma coisa que sogra percebe como ninguém é a falsidade. Seja ela boa ou má, toma cuidado. Ela pode até ser falsa com os outros, mas não admite falsidade com ela. Ai da nora que cai no seu carrinho. Se essa sogra não ama a Deus, a nora está perdida.
Por favor, não me interpretem mal. Não estou falando mal da sogra. Não confundam as coisas. Falo baseado na minha experiência de vida como pregador do evangelho. Bem, você que é um sério candidato ao casamento, felicidades. Espero que você seja feliz, não desanime. Já ouvi também bons comentários a respeito das sogras. Verdade é que foram poucos, mas convincentes. Deixaram-me muito feliz. Eu até casei. Sei que pareço irônico. Quem tem sogra, na sua maioria quer ver-se livre dela. Quem não tem, está a procura.
Há sogras e sogras. Boas e más. Existe há séculos um conflito de gerações entre nora e sogra. Há muita gente querendo saber a razão de tanto conflito. Por que as sogras interferem tanto na vida dos casais? E porque são tão odiadas?
Muitas são as razões, mas a principal está no coração e na desinformação. A falta de amor associada a ignorância tem gerado séculos de conflito. Quantos casais estão sofrendo hoje e com razão? Há casais que se casam totalmente despreparados para a vida, sem a devida maturidade financeira, psicológica, mental, física e espiritual. E vão morar com a sogrinha, repletos de sonhos dourados. No começo é só alegria, todo mundo coopera, mas o tempo vai passando e a realidade é bem outra. Logo começam os problemas, surge a invasão de privacidade por parte da sogra, afinal de contas, o casal está em sua casa. Regras são estabelecidas, o espaço torna-se restrito, isto é, limitado e aos poucos os sonhos dourados, desabam dando lugar a acusações, ao desânimo.
Bem, mas sogra é sogra em qualquer parte do mundo. Todas, sem exceção querem dar uma “ajudazinha” aos hóspedes diante do stress conjugal. Algumas sogras são inteligentes, bem instruídas, orientam com sabedoria. Há casais que assimilaram bem a instrução e prosseguem na vida. Infelizmente são poucas as sogras que obtêm êxito na orientação dos casais. A maioria, por serem imaturos, não aceitam a interferência da sogra, são irreverentes e logo partem para a agressão verbal. Dependendo da sogra, ela já manda a nora calar a boca e já diz pro filho: Bem que eu te avisei. Insinuando que ela não prestava.
Há casamentos que não duram uma semana. Explodem até mesmo antes de começar. Há um texto bíblico no livro de Gênesis, capítulo 2, versículo 24 que nos diz: Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne. O texto nos diz para deixar o pai e a mãe e morar com a sua mulher, e não na casa da sogra.
As sogras são maravilhosas. Sei que são poucas, mas logo cedo aprenderam que o amor é paciente, longânimo, tudo suporta, tudo sofre, sabe quando dizer sim e quando dizer não. Não trata com leviandade. Infelizmente nem toda sogra é inteligente. Algumas nunca cortam o cordão umbilical. São super protetoras, acham que a nora não tem nada a ver com o seu filho, que ela não cuida dele como convém.
A grande verdade é que há sogras que demonstram um zelo que é pura fachada, ciúmes. Seu maior medo é que a nora venha a substituí-la. Por isso há sogras que interferem com a nora sem motivos. Não querem perder a atenção do filho e fazem de tudo para denegrir a imagem da nora.
Bem, o que é impossível para os homens, é possível para Deus. Sogra inteligente é aquela que ama a Deus e sabe perfeitamente qual é o seu lugar. Sabe quando interferir com sabedoria e a ajuda de Deus. Há um detalhe importante também que não posso deixar de esclarecer: Nem todas as sogras são intransigentes. Às vezes, são mal compreendidas.
Não importa se sua sogra é um dragão ou uma santa. O que sei é que o amor de Cristo é poderoso para quebrar todas as raízes de amargura de ambos os lados. O amor constrói e o ódio destrói. Lembre-se: Deus ama você.

Traição

Quem não conhece um caso de infidelidade e o dilema de quem já foi traído. É uma situação embaraçosa e difícil que envolve duas saídas: Partir ou perdoar. Hoje se trai como nunca. Tornou-se comum. Toda semana o que ouço é: Paulista, sabe qual a última? Lembra do fulano e da fulana? Separaram-se. Já estavam casados há mais de vinte anos. O que será que aconteceu? Por que se separaram? Muitas são as perguntas. Grande é a curiosidade. Todo mundo quer saber o porquê da separação.
As causas que levam a separação são muitas. A principal está na base em que o casamento é edificado. A maioria das pessoas que se casa nada sabe sobre o casamento. A maioria não sabe que foi Deus quem instituiu o matrimônio. Nada sabem sobre Deus e seus princípios que envolvem o casamento, e que há ordenanças em sua palavra que não podem ser descartadas por quem quer que seja. Está escrito: Não adulterarás. Adultério é pecado, está na palavra de Deus, e o pecado traz separação, muita dor e tristeza. O pecado divide, ele é negro como a cor da dor. Gera morte espiritual quando não há arrependimento. Divide a família. Não importa se você está casado há um ano, dois, vinte, trinta ou quarenta. Ele não faz acepção de pessoas.
Nesses trinta anos que estou em Taquari, já testemunhei dezenas de casamentos que pareciam promissores, sólidos, estáveis desaparecerem como nuvens. Quer saber por quê? É que a base em que estavam apoiados era circunstancial. Não tinham estrutura para suportar as tempestades que fazem parte da vida diante das pressões, principalmente do stress conjugal. Saem pela porta dos fundos, isso é, adultério, em busca de um resultado imediato.
Muitas são as confissões de amor quando se está apaixonado. No começo de toda a relação a tensão é mil, nada escapa,a te as coisas de menor importância, algumas até fúteis, que fazem parte da vaidade humana, não passam desapercebidos. Nos momentos de intimidade tudo é lembrado, mas com o passar do tempo, os sonhos dourados tendem a desaparecer e todo aquele cuidado minucioso que foram super importantes e que agora, já não importantes, não são levados em consideração.
Infelizmente são pouquíssimos os casais que conseguem manter o romantismo do início. A maioria, diante das frustrações e das pressões da vida e de todo esse esquema caótico da sociedade, vêem seus sonhos desaparecerem. As mudanças vão acontecendo e os sonhos dourados vão se desfazendo. Dando lugar a realidade, essa, nem sempre fácil de ser encarada, que é de muita frustração e acusações que geram ansiedade, desentendimentos e separações.
Olha, há mudanças que fazem parte da vida, mas há mudanças que jamais deveriam deixar de acontecer. Aquela atenção, aquele carinho, sorriso, palavras doces, dedicação, o cuidado com ele ou com ela. Isso jamais deveria desaparecer. Mas o trenzinho dos sonhos dourados sempre chega ao seu final. Infelizmente ele é feito de ferro e com o passar do tempo a ferrugem vai corroendo tudo, virando sucata. Porque tudo se sustenta na base chamada emoção. Ela é frágil, circunstancial, vive do momento, não suporta nenhum tipo de variação negativa, com facilidade se desfaz como as nuvens.
As emoções são importantes. Fazem parte da vida. Penso que a vida sem emoções não seria bela. Quando Deus nos criou, fez com que brotasse em nossa alma, sentimentos fortes e belos que geram grandes emoções, principalmente a espiritual. Tudo o que Deus fez é perfeito, porém é bom lembrarmos de que toda a emoção fora de Deus é nociva.
Há emoções que são maravilhosas, positivas, nos deixam felizes, porém há outras geradas por Deus, de origem sobrenatural, que nos deixam sempre felizes. É fundamental que compreendamos o fluir das emoções na vida. Infelizmente há pessoas que não dão nenhuma importância a isso e desconhecem o seu poder e o bem que faz a todos nós. Sei como ninguém que o casamento não pode e não deve ter por base as emoções. Elas não dão sustentação, são circunstanciais. Antes, tem fim.
A base que dá sustentação é a espiritual. Cristo, nossa rocha. Quantos casamentos acabam por falta de carinho, ternura, atenção, palavras doces que geram fortes emoções, alegria e que confortam a alma, fortalecendo a relação? Há um detalhe importante que não posso deixar de esclarecer: Nem sempre o problema no casamento está na base, mas nos valores que cada um, no decorrer da vida, priorizam. Ontem ela era tudo, ele também, porém com o passar do tempo há uma inversão dos valores. A moto, o carro, os negócios, a casa nova, o emprego, viagens e amigos e tantas outras coisas acabam substituindo os sonhos dourados.
Ambos sofrem com tudo isso, principalmente as mulheres por causa da sua natureza emocional. Ela como ninguém, sente prazer em coisas simples. Ao receber uma rosa, não há mulher que não sorria. Um elogio: Como você está linda! Ficou bom teu corte de cabelo. Caiu bem em você. Puxa como você está elegante. Emagreceu. ‘Tá uma gata. Você é muito organizada. Obrigado pelo cuidado que você tem comigo. Eu amo você, e por aí vai.
São palavras simples, mas de grande importância que a deixa feliz, confiante, realizada, amorosa. Qual o homem que não quer uma mulher amorosa? Mas para que isso aconteça é fundamental que haja mudanças de atitudes.
Bem, quanto a traição, sei que não é fácil recomeçar. Quem foi traído se sente inseguro, frágil, abandonado e com a autoestima lá em baixo. Mas nem tudo está perdido. Recomeçar é fundamental, reabrir um diálogo para a reconciliação já é um grande passo.
O que passou, passou. O importante é o recomeço. Caso você tenha sido traído, lembre-se: Cristo é o advogado das causas perdidas. Você pode ser feliz apesar das circunstâncias não serem favoráveis. Lembre-se: Deus ama você. O que é impossível aos homens, é possível a Deus.


Há um texto bíblico que nos diz: Provai e vede que o Senhor é bom. Você tem que provar!

A Dança da Morte

É provável que alguém em algum lugar já tenha ouvido falar sobre a dança da morte. Ela faz parte do nosso cotidiano, e embora as pessoas não percebam, ela está presente na vida de todos nós.
Com certeza quase todo mundo no decorrer da vida já foi convidado direta ou indiretamente para o grande ensaio dos primeiros passos desta dança.
Quando morre alguém de nossas relações, toda a nossa movimentação ao hospital, ao féretro ou a casa dos familiares é a maior demonstração visível de que a dança já começou. São passos de um lado para o outro, passos esses sem acordes, mas inquietantes, que a muitos perturbam. Afinal, essa é uma dança que ninguém quer dançar.
Infelizmente a morte não é nada gentil com seus convidados. Ela simplesmente os intima para o grande ensaio e nos avisa que todos nós temos uma entrevista marcada, a qual ninguém poderá faltar.
Alguém disse que a vida inteira é uma preparação para a morte. No meio da vida vemos a morte a cada passo. Quantas vezes ouvimos a sirene da ambulância em disparada descendo a Rua Sete de Setembro? Quantas vezes nos deparamos com o carro funerário atravessando o trânsito? Vamos ao cemitério e lá estão as sepulturas. Tudo isso nos lembra que a morte pode chegar a qualquer momento. É sempre a morte que refresca a memória, lembrando-nos de como somos frágeis. A morte é o adversário universal.
Há toda uma batalha científica que tem prolongado a vida humana por mais alguns anos, mas o fim é a morte. A luta contra a morte começa quando nascemos. Toda a nossa existência é uma perpétua batalha contra a morte e não importa o que façamos para iludirmos o nosso adversário, no fim sabemos que a ela sempre vencerá.
É provável que você não esteja a fim de ouvir nada sobre a morte. Sei que é desagradável falarmos sobre esse assunto. Sei que muitos com certeza, se pudessem, expulsariam do seu pensamento qualquer coisa referente à morte.
No decorrer da vida nos preparamos para tudo, menos para a morte. Nos preparamos para a instrução, para os negócios, casamento, velhice, menos para o momento que devemos morrer.
A morte não toma partido nem conhece idade. Reduz todos os homens ao mesmo nível social. Despe o rico de seus milhões e os pobres dos seus farrapos. Você, hoje ou amanhã tem um encontro marcado com a morte. Temos uma entrevista que ocorre uma única vez, que não pode ser desprezada e a qual não podemos deixar de comparecer.
Finalizando, a vida e a dor andam juntas, hoje ou amanhã com certeza a dor vai nos alcançar. A dor sempre chega e tem muitas faces. Principalmente a dor da morte, conhecida como o vale das sombras.
Sei que as lágrimas estão presentes na vida de muita gente. São lágrimas causadas pela dor de alguém que partiu e que deixou muita saudade. Por mais que estejamos preparados em relação à vida e à morte, quando o momento final chega, nosso equilíbrio emocional é abalado. Há uma explosão de lágrimas, desconforto físico, dando lugar à ansiedade e a velha pergunta: Por que você se foi assim tão cedo? Tão de repente?

Hebreus 9:27. Aos homens está ordenado morrerem uma única vez e depois disso, o juízo final.